quinta-feira, 5 de novembro de 2009

QUER FUMAR, FUME, MAS NÃO PREJUDIQUE A VIDA DOS OUTROS.


A governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, sancionou esta semana a lei que restringe o cigarro em ambientes coletivos. Essa lei inspirou-se numa legislação paulista já em vigor, porém, aqui no sul, as novas normas, além de serem mais brandas, ameaçam se tornar inócuas caso não haja regulamentação e fiscalização. O problema é que a lei gaúcha não prevê multas e também não indica os responsáveis pela fiscalização. Em São Paulo, a punição para estabelecimentos pode chegar a quase R$ 1,6 mil.

De qualquer forma essa lei é um avanço no combate ao fumo e em defesa da vida. Além disso, a mesma fará com que todos nós, pelo menos, possamos refletir mais uma vez sobre os malefícios que o cigarro traz para a nossa sociedade. Não vamos aqui falar sobre esses malefícios, pois todos já sabemos a “desgraça” e “destruição” que o cigarro causa no organismo das pessoas.

Mas a lei que restringe o fumo vem para comprovar que o fumante, hoje em dia, está tornando-se uma “persona non grata” em nossa sociedade. Ele próprio está conseguindo se excluir do convívio social. Muitos podem interpretar isso como discriminar ou até preconceito contra os fumantes. Penso que se existem tantas campanhas contra o fumo, é por que a situação tornou-se insuportável e o mais importante é defender a saúde e a vida da população.

Quem fuma pode até dizer: “fumo por que quero e faço o que bem entendo de minha vida”. Ótimo, todos concordam com isso. Porém, não esqueça que sua liberdade termina onde começa a do outro. Quer fumar, fume, mas longe das pessoas e de preferência bem isolado, justamente para não prejudicar a saúde de quem não fuma. Se prejudique sozinho, morra aos poucos, mas sozinho, sem levar ninguém consigo.

O fumante é uma pessoa doente, viciado e portando deve ser tratado e receber o apoio de amigos e familiares, mas desde que mostre interesse em largar o vício. O fumante não percebe, mas ele acaba afastando as pessoas que lhe cercam, não só pelas suas atitudes, mas também pelo seu odor, pois o mesmo exala nicotina pelo hálito, roupas e corpo. Ou seja, o próprio fumante se auto discrimina perante a sociedade. Você que é fumante, acha que tem condições de orientar seu filho sobre prevenção às drogas, já que você mesmo não dá o exemplo? Foi-se o tempo que fumar era moda e glamour. Foi-se o tempo dos filmes onde o mocinho sempre aparecia com um cigarro na boca. Foi-se o tempo das propagandas de cigarro com motivos aventureiros e esportivos. Hoje os tempos são outros. Hoje o que motiva a nossa sociedade são as coisas saudáveis e que trazem benefício para a vida. Quem não se encaixar nestes novos tempos, com certeza irá se excluir.

Um comentário:

  1. É engraçado como os governos agem: de um lado criam leis antitabagismo de outro incentivam a indústria do fumo! E na sombra se omitem ao incentivo da educação!
    Boas férias!!! ;)

    ResponderExcluir