segunda-feira, 9 de novembro de 2009

1989 UM ANO MARCANTE


O ano de 1989 foi sem dúvida um dos mais marcantes da história, principalmente para umageração de jovens, que na época, assim como eu, estávamos com 14 a 18 anos. Estávamos aprendendo e dando os primeiro passos em nossas vidas políticas. Começávamos a nos interessas por este tema.

1989 foi o ano que marcou o fim da chamada “Guerra Fria”, conflito criado a partir de 1945 entre Estados Unidos e União Soviética, ou melhor, Capitalismo versus Socialismo. Dois modelos comandados pelas duas potências mundiais na época e que literalmente dividiram o mundo em dois.

Para nós, no Brasil, este foi um ano de retomada da democracia, pois pela primeira vez, após a ditadura militar (1964-1985) o povo votaria para escolher o Presidente da República. Esta campanha eleitoral mobilizou toda população, principalmente a juventude, que votaria pela primeira vez aos 16 anos. Todos queriam mudança, não suportávamos mais governos militares e sua opressão. Talvez por isso, falta de conhecimento e a ânsia de votar para presidente, fez com que escolhêssemos Fernando Collor de Melo, que logo em seguida sofreria impecheament acuado de corrupção.

Em nível mundial, o ano marcou a queda do muro de Berlin, que dividiu o mundo entre leste e oeste, capitalismo e socialismo, esquerda e direita. No dia 09 de novembro, há exatos 20 anos, o muro caía e a RDA (Alemanha Oriental) abria suas fronteiras para o mundo. A queda do muro mostrou o colapso do Socialismo no mundo. Logo após este episódio, todos os regimes comunistas do chamado leste europeu ruíram. Tchecoslováquia, Polônia, Romênia, Hungria e principalmente a União Soviética passaram por profundas transformações.

O ano foi marcante, pois além de decretar o fim da Guerra Fria e a ameaça de uma terceira guerra mundial, tivemos o fim da URSS, em 1991 e a unificação da Alemanha em 1992.

Hoje comemoramos a queda do muro de Berlin, como marco de uma nova era, porém, a pergunta que deve ser feita neste momento é: O mundo melhorou a partir de 1989? As guerras acabaram? A miséria no mundo terminou?

Um comentário:

  1. Professor Paim,

    Aqui é o professor Yuri, te encontrei no blog mesmo. Dá uma olhada no blog www.bloghistoriacritica.blogspot.com. Se quiseres colaborar com materiais está aberto.
    Abraço,

    Prof Yuri Almeida

    ResponderExcluir